BRIGADA VERDE DE PONTE – EU FAÇO PARTE, E TU?

Cerca de meia centena de voluntários plantaram na manhã de hoje, sábado, 18 de novembro, mais de uma dezena de árvores (carvalhos e freixos), numa ação ambiental promovida pela Brigada Verde de Ponte na margem norte do rio Ave, junto ao Parque de Lazer de Ponte.

A iniciativa, que ocorreu no âmbito da campanha nacional “Vamos Plantar Portugal”, teve outros palcos de ação, desde a limpeza da vegetação à limpeza do lixo indiferenciado existente nas margens do rio, que se cingiu na recolha de mais de três centenas de quilogramas.

Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, destacou a importância desta iniciativa na sensibilização e consciencialização ambiental, agradecendo também “o envolvimento de todas as pessoas, pois este é o caminho de futuro! É um caminho bom para nós e para quem nos sucede. Temos de fazer pedagogia ambiental, através da soma de todas as vontades e dos nossos voluntários, a quem agradeço a participação”.

Por sua vez, Sérgio Castro Rocha, Presidente da Junta de Freguesia de Ponte, afirmou que “o meio ambiente é um bem coletivo, património de toda a humanidade e responsabilidade de todos. Por isso, temos urgentemente de passar das palavras aos atos. E é exactamente isso que fazemos: damos o exemplo, pois só assim conseguiremos um mundo melhor”.

Esta ação teve o apoio de vários parceiros, tais como a Junta de Freguesia de Ponte, a Câmara Municipal de Guimarães, a Vitrus Ambiente, os Escuteiros, a Secção de Ambiente da Arcap, Laboratório da Paisagem, e muitos voluntários, com especial destaque para as crianças, que também contribuíram para tornar a Vila de Ponte, o concelho de Guimarães e Portugal ainda mais Verde!

A todos os intervenientes, um muito obrigado!

“Guimarães mais verde conta com Ponte!”

#brigadaverdedeponteeufaçoparteetu?

BRIGADA VERDE DE PONTE ASSOCIA-SE À CAMPANHA NACIONAL “VAMOS PLANTAR PORTUGAL”

A Junta de Freguesia de Ponte aderiu à Semana da Reflorestação Nacional e vai avançar, em parceria com a Brigada Verde de Ponte, com uma acção de Reflorestação que contempla a plantação de árvores no Parque de Lazer de Ponte.

Sábado, dia 18 de Novembro, pelas 9h30, a Brigada Verde de Ponte irá colocar “mãos à obra” para dar “mais” vida ao nosso Parque de Lazer.

A Junta de Freguesia de Ponte lança ainda o desafio à população para que participe como voluntária e faça parte desta iniciativa, ajudando a Plantar Ponte.

Esta acção, tem igualmente como objetivo sensibilizar e consciencializar a população para a preservação do ambiente, em especial, o rio Ave, pretendendo criar um sentimento de defesa da biodiversidade, transmitindo a importância e valorização das linhas de água urbanas. Também pelo ambiente … Ponte não pára!!!!

Faz a tua parte: traz a tua ferramenta, nós facultamos colete e luvas! PARTICIPA!!!!

* Ponto de encontro: Parque de Lazer de Ponte (Rua do Ave), pelas 9h30.

PLANTAÇÃO DE ÁRVORES NA EB23 ARQUEÓLOGO MÁRIO CARDOSO

O Futuro da #Brigada #Verde de #Ponte está assegurado!

* #Plantação de 12 #árvores na Eb2,3 Arqueólogo Mário Cardoso, em Ponte, no dia do agrupamento. Simplesmente … Ponte não pára!!!!

BRIGADA VERDE DE PONTE TERÁ “HORTO

Depois de constituída a Brigada Verde, a Junta de Freguesia de Ponte prepara-se para implementar o seu projeto CRIAR. Este projeto reúne voluntários de todas as idades e de várias entidades, desde escolas, escuteiros, empresas, associações, e tem como principal finalidade o cultivo de arbustos e de flores com vista a serem plantados numa fase posterior nos espaços públicos (rotundas, canteiros, parques de lazer…) da vila de Ponte. Com a área aproximada de 750 m2, situado num terreno contíguo à atual sede da Junta de Freguesia (cedido a título gratuito ao domínio público por um particular), o horto será dotado entre outros, de estufas e de um espaço ecológico que servirá para realizar ações de sensibilização. Com a conclusão da empreitada em curso, que se prevê já para o próximo mês de junho, será mais um projeto de Ponte no âmbito da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia. Também pelo ambiente… Ponte não pára!!!

HORTO DE PONTE VAI CULTIVAR PLANTAS DESTINADAS AO ESPAÇO PÚBLICO DA VILA

A empreitada de construção do “Horto” da Brigada Verde de Ponte encontra-se a decorrer a bom ritmo. A obra, da responsabilidade da Junta de Freguesia de Ponte, tem como objetivo criar as condições necessárias para implementar o seu programa CRIAR. Este projeto reúne voluntários de todas as idades e de várias entidades, desde escolas, escuteiros, empresas, associações, e tem como principal finalidade o cultivo de arbustos e de flores com vista a serem plantados numa fase posterior nos espaços públicos (rotundas, canteiros, parques de lazer, etc).
Com uma área aproximada de 750 m2, situada num terreno contíguo à atual sede da Junta de Freguesia (cedido a título gratuito ao domínio público por um particular), o Horto terá estufas, um espaço ecológico que servirá para realizar ações de sensibilização, entre outras mais-valias ambientais. Com a conclusão da empreitada em curso, que se prevê já para o próximo mês de junho, este é mais um projeto de Ponte no âmbito da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia. Também pelo ambiente… Ponte não pára!!!

Vila de Ponte 12/04/2017

BRIGADA VERDE DE PONTE – EU FAÇO PARTE, E TU?

No âmbito da Candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia, que será formalizada em 2017, a Junta de Freguesia de Ponte assumiu o compromisso de contribuir ainda mais para a proteção do ambiente na área geográfica da Vila de Ponte. Ao longo dos anos, a Vila de Ponte deu provas da sua capacidade de mobilização, do seu espírito de luta e determinação. Estamos perante um desafio que precisa de todos.
Chegou o momento de os habitantes de Ponte, uma vez mais, se envolverem nesta nova causa. É um objetivo. É um desígnio que assegurará mais qualidade de vida às nossas gerações e, principalmente, às futuras. Mas para que isso seja uma realidade, há pequenos passos que todos nós podemos dar para ajudar o nosso ambiente.
Com o slogan “Guimarães, mais verde, conta com Ponte!”, importa agora concentrarmo-nos no caminho a percorrer e nas conquistas e melhorias que a Brigada Verde poderá oferecer a Ponte, a Guimarães.
Qualquer cidadão poderá fazer parte da brigada verde, sendo que poderá optar individual ou cumulativamente nas seguintes áreas de intervenção: pedagógica, fiscalizadora e ação/intervenção.
A Vertente pedagógica, tem como finalidade promoção e colaboração na execução de ações de formação, sensibilização, informação e educação em matéria ambiental, de conservação da natureza e da biodiversidade, junto das escolas e da comunidade, mediante a realização de palestras, seminários, entre outros. 
A vertente fiscalizadora tem essencialmente como finalidade a identificação de focos poluidores (água, solo ou ar), através de ações coletivas ou individuais levadas a cabo pela Brigada Verde, que por sua vez comunicará à Junta de Freguesia de Ponte. Por último, a vertente de ação/intervenção tem a finalidade de participar em campanhas de limpeza no “terreno”, com vista à proteção dos recursos naturais: solo, água e ar, bem como à proteção das espécies e da floresta, entre outros.

#brigadaverdedeponteeufaçoparteetu?

*Para inscrições/informações, contacte a Junta de Freguesia de Ponte

 

BRIGADA VERDE DE PONTE RECOLHE MAIS DE MEIA TONELADA DE LIXO NAS MARGENS DO RIO AVE | Cerca de meia centena de voluntários recolheram na manhã de hoje, sábado, 18 de março, mais de quinhentos quilogramas de lixo numa ação de limpeza realizada na margem norte do Rio Ave, junto à Rua de S. José e Rua da Ponte Velha, em Campelos, Ponte. A iniciativa, promovida pelo Laboratório da Paisagem e pela Brigada Verde de Ponte, teve vários palcos de ação, desde a limpeza da vegetação, limpeza do lixo indiferenciado (plásticos, vidros, eletrodomésticos, persianas e mobiliário já em estado de decomposição, pneus, etc.) existentes na margem do Rio Ave. A comemoração do Dia Internacional de Ação pelos Rios em Ponte contou com o apoio de vários parceiros, tais como a Junta de Freguesia de Ponte, a Câmara Municipal de Guimarães, a Vitrus, os Escuteiros, a secção do ambiente da Arcap, empresas privadas, e muitos, muitos voluntários, com especial destaque para as crianças, que compareceram para contribuir para esta ação de limpeza, tornando, Campelos, Ponte, Guimarães, ainda mais Verde!
A todos os intervenientes, um muito obrigado!

“Guimarães,
Mais verde,
Conta com Ponte”

#brigadaverdedeponteeufaçoparteetu

 

DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO PELOS RIOS COMEMORADO COM AÇÃO DE LIMPEZA DA BRIGADA VERDE DE PONTE |

No próximo sábado, dia 18 de março, pelas 9h30, com ponto de encontro na Capela de S. José, em Campelos, a Brigada Verde de Ponte irá levar a cabo mais uma ação de limpeza das margens do Rio Ave. Esta iniciativa, aberta à comunidade, tem igualmente como objetivo de sensibilizar e consciencializar a população para a preservação do ambiente, em especial do Rio Ave, pretende também criar um sentimento de defesa da biodiversidade, transmitindo a importância e valorização das linhas de água urbanas. O Dia Internacional de Ação pelos Rios foi institucionalizado em 1998 para promover eventos contra a destruição dos rios e para alertar e educar a população sobre os cuidados a ter. Em parceria com o Laboratório da Paisagem, única instituição que comemorou esta data internacional em Portugal nos últimos anos, a Brigada Verde de Ponte dará o seu contributo na limpeza de um troço do Rio Ave (Campelos).

 

Faz a tua parte … trás a tua ferramenta, nos facultamos colete e luvas, PARTICIPA!!!!

#brigadaverdedeponte

Guimarães,

Mais verde

Conta com Ponte!

*Para mais informações contacte a Junta de Freguesia de Ponte

 

 

Missão passa por realizar ações de sensibilização junto das comunidades. Grupo de cidadãos da “Brigada Verde” tem também como objetivo identificar focos de poluição e comunicá-los às autoridades competentes.

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães e crianças do Centro Escolar de Ponte, dos 3 aos 10 anos, plantaram árvores de fruto, designadamente, 12 laranjeiras, 8 macieiras, 6 castanheiros e igual número de limoeiros e ameixoeiras, além de carvalhos e tílias, numa iniciativa ambiental que assinalou a comemoração do Dia Nacional da Água, promovida pela Junta de Freguesia de Ponte, em parceria com o Município e o Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso.

A ação, que se realizou no âmbito do projeto CRIAR, da Brigada Verde de Ponte, contou também com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Amadeu Portilha, do Presidente da Junta de Freguesia de Ponte, Sérgio Castro Rocha, do Diretor do Agrupamento de Escolas, Artur Monteiro, do Presidente da Associação de Pais, Paulo Esteves, entre outras personalidades.

O desafio foi lançado no âmbito do programa “Guimarães Mais Verde”, desenvolvido ao abrigo da candidatura a Capital Verde Europeia 2020 e que pretende «abranger todas as freguesias do concelho», referiu Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, mencionando «a componente pedagógica» desta iniciativa e o significado que representa «uma ação que envolve a comunidade escolar».

Sérgio Castro Rocha, Presidente da Junta de Ponte, afirmou que, no âmbito do projeto CRIAR, serão igualmente os alunos a plantar flores e plantas nos canteiros e nos jardins da vila. «Damos raízes à responsabilidade ambiental e cívica. Colocamos nas mãos de todos as ferramentas da cidadania participativa em prol de um futuro mais verde», disse.

A Brigada Verde reúne voluntários de todas as idades e de várias entidades, desde escolas, escuteiros, empresas, Associação Portuguesa do Ambiente e Instituto de Formação Profissional, tendo já inscritas perto de uma centena de pessoas que, voluntariamente, limpam as margens do rio Ave, áreas diversas de terreno e eliminam focos de poluição, além de procederem à plantação de arbustos e de flores, no âmbito do projeto CRIAR, a vertente pedagógica deste programa.

Fonte: http://www.cm-guimaraes.pt

 

Tags:
,