Agrupamento de Escolas Arq. Mário Cardoso – DISTINÇÃO NACIONAL

AGRUPAMENTO DE PONTE RECEBE DISTINÇÃO NACIONAL

 

O Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso, recebeu, na passada quinta-feira, dia 4 de Outubro, a distinção de Eco-Agrupamento, no Dia das Bandeiras Verdes Eco-escolas, em Pombal. Esta distinção é promovida pela ABAE e, no ano letivo anterior, o Agrupamento conseguiu envolver, com sucesso, todas as Escolas que o compõem. Saliente-se, que só 3 Agrupamentos de escolas do concelho de Guimarães é que receberam distinção semelhante. Nesta cerimónia estiveram presentes, 24 alunos e 4 professores em representação de todas as escolas. Este ano será de continuidade e de melhoramento de procedimentos e implementação de novas iniciativas neste âmbito. Queremos envolver mais a comunidade educativa e as entidades com responsabilidades nas escolas. Muitos parabéns!


Informações ano letivo 2018/2019

 PONTE // INÍCIO DO ANO LETIVO 2018/2019 📚

☑️ REUNIÕES COM PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO (CENTRO ESCOLAR DE PONTE)

➡️ Pré-Escolar: 10 de Setembro, pelas 18h30;
➡️ 1* Ciclo: 13 de Setembro de 2018, pelas 18h30.

☑️ RECEPÇÃO DE ALUNOS EM PONTE

➡️ Pré-escolar e 1* Ciclo: 14 de Setembro de 2018 (9h00/12h00);
➡️ 5* Ano e 9* Ano: 14 de Setembro de 2018 (9h00/12h00);
➡️ 6* Ano, 7* Ano e 8* Ano: 14 de Setembro de 2018 (14h30/16h30).

☑️ INÍCIO DAS ATIVIDADES LETIVAS

➡️ 17 de Setembro de 2018.

* Para mais informações contate o Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso.

PROJETO “HORTA ESCOLAR” ESTIMULA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DE ALUNOS DO CENTRO ESCOLAR DE PONTE

Sofia Ferreira, Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães, visitou esta quarta-feira, 29 de novembro, o Centro Escolar de Ponte, onde foi dado início ao projeto “Horta Escolar”, uma parceria entre a Junta de Freguesia de Ponte, Câmara Municipal de Guimarães e o Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso, que será inaugurado em janeiro do próximo ano.
Este programa tem como objetivo principal o cultivo de uma pequena horta no Centro Escolar de Ponte, com produtos hortícolas adequados à época em causa, onde os alunos acompanham, participam e desenvolvem o projeto. Implicitamente, pretende-se consciencializar a comunidade escolar sobre a importância que esta atitude terá em benefício do ambiente e da sua própria saúde. É um projeto de cariz ambiental e de educação para a sustentabilidade, que visa incentivar as nossas crianças a adotarem comportamentos saudáveis na alimentação e no consumo sustentável.

ECO-ESCOLA

Decorreu na manhã da passada sexta-feira, dia 10 de novembro, na Escola Básica Arqueólogo Mário Cardoso, de Ponte, a cerimónia simbólica do hastear da bandeira do Eco-Escolas, galardão este, relativo ao ano letivo 2016/2017.
Este ato reuniu uma turma de cada ano de escolaridade e, após uma apresentação prévia, pela Coordenadora do Programa Eco-escolas, a prof.ª Cristina Castro, seguiu-se o arrear do galardão anterior e o hastear do novo, entoando a canção “Reciclar”.
Com este solenizamos o esforço e a dedicação a este Programa e à mudança de mentalidades da nossa comunidade e marcamos o arranque para mais um ano dedicado ao desenvolvimento das atividades previstas neste Programa.
Para o ano, com a implementação do Eco-escolas em todas as Escolas Básicas do Agrupamento (seis), estaremos a comemorar o facto de nos tornarmos um Eco-Agrupamento (100% Eco-escolas).
A organização agradece a disponibilidade e a presença das turmas do 5ºA, 6ºA, 7ºC, 8ºC e 9ºA e seus respetivos professores.
Ponte não pára!!!

JUNTA DE FREGUESIA DE PONTE PREMEIA MÉRITO ESCOLAR A 10 ALUNOS DO AEAMC

O Presidente da Junta de Freguesia de Ponte, entregou, na passada sexta-feira, dia 10 de Novembro, os prémios de mérito escolar referente ao ano letivo 2016/2017 a 10 alunos do AEAMC. Esta cerimónia conjunta, do Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso e da Junta de Freguesia de Ponte, de atribuição de prémios de mérito escolar da Freguesia de Ponte, bem como da entrega do dia do diploma a alunos de Quadro de Mérito e Quadro de Valor e Excelência, teve lugar no átrio, completamente repleto, da Eb2,3 de Ponte.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Junta de Freguesia de Ponte atribuiu prémios de mérito escolar aos melhores alunos dos 1.º , 2.º e 3.º Ciclos, e curso profissional de ensino secundário.
Para Sérgio Castro Rocha, Presidente da Junta de Freguesia de Ponte, ” o objetivo primordial da entrega dos prémios de Mérito Escolar é prestar um reconhecimento público a todos aqueles que se esforçaram, ao longo do ano letivo e que, nesta simples, mas carregada de simbolismo cerimónia, vêem recompensada a sua dedicação pela comunidade”. Acrescentou ainda que, “em boa hora a Junta de Freguesia decidiu criar os prémios de Mérito Escolar, porque considera que uma comunidade só tem futuro se tiver jovens qualificados e preparados para os desafios cada vez mais complexos de um mundo global”.
A atribuição dos prémios de mérito da Freguesia de Ponte, tem como finalidade incentivar o desempenho escolar nos mais diversos níveis, visando valorizar a dedicação, o empenho e o trabalho dos alunos premiados, proporcionando, por via disso, o merecido reconhecimento público. Ponte não pára e a nossa comunidade educativa também não!

Pelo terceiro ano consecutivo, a Junta de Freguesia de Ponte irá atribuir prémios de mérito escolar aos melhores alunos dos 1.º , 2.º e 3.º Ciclos, e curso profissional de ensino secundário.
A cerimónia conjunta, do Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso e da Junta de Freguesia de Ponte, de atribuição de prémios de mérito escolar da Freguesia de Ponte, bem como da entrega do dia do diploma a alunos de Quadro de Mérito e Quadro de Valor e Excelência, terá lugar na próxima sexta-feira, dia 10 de novembro, pelas 18h30, na Eb2,3 de Ponte.
A atribuição dos prémios de mérito da Freguesia de Ponte, tem como finalidade incentivar o desempenho escolar nos mais diversos níveis, visando valorizar a dedicação, o empenho e o trabalho dos alunos premiados, proporcionando, por via disso, o merecido reconhecimento público. Ponte não pára!!!

Eventos realizados

ARTUR MONTEIRO DIRETOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ARQUEÓLOGO MÁRIO CARDOSO POR MAIS 4 ANOS

Resultado da eleição realizada pelo Conselho Geral, e após 8 anos, que segundo o presidente do Conselho Geral, Padre Agostinho Ribeiro, foram pautados pela “convivência saudável, respeito, onde se instalou a amizade, a solidariedade e o gosto pelo nosso trabalho entre todos os intervenientes do Agrupamento de Escolas”, Artur Monteiro prepara-se para liderar o agrupamento por mais 4 anos. A cerimónia decorreu esta quarta-feira, 19 de Julho, em sessão pública, no átrio da EB23 de Ponte. Para o Diretor Artur Monteiro e para a sua equipa, MUITOS PARABÉNS e votos de muitas felicidades no desempenho das suas funções e o desejo de um frutuoso mandato. Ponte não pára!

GABINETE MÉDICO NO CENTRO ESCOLAR DE PONTE

A Associação de Pais, com o apoio da Junta de Freguesia de Ponte e do Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso, dotaram o Centro Escolar de Ponte com um gabinete médico. Esta sala passou a disponibilizar um kit de primeiros socorros, uma maca, entre outras valências. Foi igualmente adquirido um esqueleto anatómico que irá ser utilizado na aprendizagem dos nossos alunos. Ponte não pára!!!

 

 

DIA DO AGRUPAMENTO –

Assim se festeja o São João na Vila de Ponte, no Dia do Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso. Ponte não pára!!!

O Futuro da #Brigada #Verde de #Ponte está assegurado!

* #Plantação de 12 #árvores na Eb2,3 Arqueólogo Mário Cardoso, em Ponte, no dia do agrupamento. Simplesmente … Ponte não pára!!!!

PROGRAMA FESTIVO |

Na próxima sexta-feira, dia 9 de Junho, a nossa escola estará em #festa, para mais um #Dia do#Agrupamento. Este ano é dedicado aos Santos Populares, mais propriamente, ao São João.
Partilhamos o #programa festivo, onde poderemos destacar, a #plantação de #árvores na Eb2,3 Arqueólogo Mário Cardoso, uma iniciativa que contará com a participação da #Brigada #Verde de Ponte, bem como a #inauguração do #Monumentoem homenagem aos alunos de Ponte, erigido na recém construída #rotunda sita no cruzamento da Travessa do Monte da Ínsua com a Rua Monte da Ínsua, em Ponte. Contamos com a presença de toda a comunidade educativa. Ponte não pára!!!


Estágio de Orquestras

EDUCAÇÃO | O Diretor do Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso, vem, por este meio, convidar toda a comunidade, para a apresentação pública, do trabalho desenvolvido pelos alunos do 7.º ano, do Ensino Articulado de Música em parceria com os alunos de Vieira do Minho, na próxima terça-feira, pelas 15 horas, no Salão Paroquial de Ponte.
Apresentarão, em formato de concerto de encerramento, várias peças musicais, fruto da experiência deste estágio, realizado, nos dias 10 e 11, na nossa Escola.
A entrada é livre e os nossos alunos agradecem a V.ª presença.


CARNAVAL |Como já é tradição, o Carnaval é especialmente festejado pelas crianças. Este ano, em Ponte, não foi é excepção! Mais de 300 crianças do Centro Escolar desta Vila, visitaram esta sexta-feira, 24 de fevereiro, a Junta de Freguesia de Ponte, no tradicional desfile de Carnaval. Também pelas nossas crianças … Ponte não pára!!!!



SOCIEDADE PROTETORA DOS ANIMAIS NA ESCOLA |A Sociedade Protetora dos Animais de Guimarães (SPAG) realizou esta sexta-feira, dia 17 de fevereiro, na EB 2/3 Arqueólogo Mário Cardoso, em Ponte, uma ação de sensibilização junto dos alunos, no âmbito da semana temática subordinada ao tema dos afetos. Segundo Isabel Rodrigues, voluntária da SPAG, “este tipo de iniciativas são imensamente importantes e fazem a diferença na forma como a sociedade trata os animais. Ao sensibilizar as crianças, estamos a acrescentar ‘bagagem’ que é levada para casa e partilhada com a família e assim se conseguem grandes vitórias”. Com esta atividade, pretendeu-se contribuir para a reflexão e tomada de consciência da diversidade de sentimentos e afetos, também junto dos animais.

Sociedade Protetora dos Animais


CONVITE À COMUNIDADE DA VILA DE PONTE

CRESCER FELIZ | “Problemas de atenção e hiperatividade: Fármacos ou hábitos alimentares?” é o tema do seminário que se irá realizar, hoje, 20 de maio de 2016, pelas 21h00, no Centro Paroquial Paulo VI, em Ponte. Esta iniciativa é organizada pela Associação de Pais da EB23 Arq. Mário Cardoso, e conta com o apoio, entre outros, dos 3 ginásios de Ponte (Riofit, Habitus e Corpo Perfeito). Durante o seminário, poderemos ainda assistir a um momento musical perpetrado por alunos do agrupamento. No final, serão sorteados 3 vouchers, com livre trânsito durante um mês, nos supra referidos ginásios. A entrada é livre, não falte!
crescer feliz

 INFORMAÇÕES

cursos

Estão abertas as inscrições para a constituição de turmas de adultos para a conclusão do 6.º ano e do 9.º ano, na escola Básica Arqueólogo Mário Cardoso, em Ponte. As pré-inscrições estão abertas e podem ser feitas na secretaria da escola. Os cursos funcionarão em horário pós-laboral a partir de setembro ou outubro de 2016.