Escutismo em Ponte

MANUTENÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO >> ROTUNDA CHEFE SOARES

A Junta de Freguesia de Ponte continua a envidar esforços no que respeita à manutenção e ao asseio do património da Vila. Esta passada foi a vez do Monumento ao Escutismo, localizado na Rotunda “Chefe Soares” (Variante de Campelos), cuja manutenção se cingiu, entre outros, na lavagem integral da calçada. O resultado fala por si. Assim continuaremos! Pela nossa história, pelo nosso património, e acima de tudo por uma Vila ainda mais bonita e cuidada … Ponte não para!!!

ℹ️ Saiba mais sobre o “Monumento ao Escutismo” da Vila de Ponte👇👇

👉 No dia 08 de dezembro de 2016, foi inaugurado o Monumento ao Escutismo na Rotunda “Chefe Soares”, junto à Variante de Campelos. A cerimónia, presidida pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, consistiu numa justa homenagem ao Escutismo em Ponte e a todos que fizeram parte desde a sua fundação (09 de maio de 1937).
👉 Na rotunda, com a intervenção da Junta de Freguesia de Ponte e da Câmara Municipal de Guimarães, está presente o ideal de Baden Powell, apreendido nas diversas secções, através da vivência da Lei e dos Princípios do Escutismo.
👉 As 10 colunas em madeira assinalam os 10 artigos da Lei do Escuta. A coluna é um símbolo de suporte e de força e a inscrição simbólica dos artigos nas colunas representa os princípios enquanto suporte do comportamento dos escuteiros: I. verdadeiro, II. Leal, III. Prestável, IV. Amigo e irmão, V. Cortês, VI. Amigo da Natureza, VII. Obediente, VIII. Alegre e optimista, IX. Sóbrio e respeitador, X. Puro.
👉 As colunas, com cerca de 50 cm de altura, foram colocadas em círculo na rotunda, onde no centro e de forma circular foi colocado uma Flor de Liz, feita em calceta portuguesa.
Também do centro sai um caminho, feito com o mesmo material, cujo diâmetro vai crescendo em direção da extremidade da rotunda, criando-se no final uma borda a toda a volta da rotunda, com a formação de 2 círculos e 1 caminho.
👉 A imagem final permite concluir que, seja qual for o ponto de partida que cada escuteiro escolha, ou o caminho que percorra, o objetivo final do Escutismo será sempre o mesmo. As três árvores existentes na rotunda representam os 3 princípios do Escutismo, (I- Orgulha-se da sua Fé, II- Bom Cidadão, III- O dever começa em casa. Esta foi uma homenagem mais que merecida aos nossos Escuteiros. Ponte não pára!!!!

Escutismo em Ponte

A Junta de Freguesia de Ponte felicita o Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas nº 307 de Ponte pelo seu 80º aniversário, cuja comemoração é assinalada esta terça-feira, 09 de maio. Hoje, é um dia especial para uma das instituições mais prestigiadas da nossa Vila que, a pensar na formação dos nossos jovens, educa-os para a vida e prepara-os para a cidadania. Sempre Alerta! Aos seus fundadores, antigos e atuais dirigentes, a Junta de Freguesia de Ponte associa-se a esta data festiva e deseja longa vida ao CNE de Ponte. A todos os seus membros, apresentamos os nossos sinceros parabéns. Ponte não pára!!!

 

 

JUNTA DE FREGUESIA DE PONTE INAUGURA MONUMENTO AO ESCUTISMO | No passado dia 08 de dezembro de 2016, a Junta de Freguesia de Ponte, inaugurou um monumento que homenageia todos os escuteiros de Ponte. Este monumento, contou com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, e encontra-se na rotunda “chefe Soares” junto à variante de Campelos. Também pelos escuteiros, Ponte não pára.

 

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/jfponte/videos/740730636083162/” width=”500″ height=”400″ onlyvideo=”1″]

 

esc2esc4esc3