OBELISCO DE PONTE REFERENCIADO NO EXAME NACIONAL DE MATEMÁTICA

A folha de exercício do Exame Nacional de Matemática do 9º ano de Escolaridade, efetuado recentemente, faz referência ao Obelisco de Ponte, monumento único no concelho de Guimarães, inaugurado a 09 de junho de 2017, no âmbito das Festividades do Dia do Agrupamento Arqueólogo Mário Cardoso, de Ponte.

Da autoria do escultor vimaranense Dinis Ribeiro, o monumento em granito, com mais de 6 metros de altura, foi erigido na recém construída rotunda, localizada no cruzamento da Travessa Monte da Ínsua, com a Rua Monte da Ínsua, em homenagem à nossa comunidade educativa de Ponte. Este monumento diversifica e enriquece o património arquitetónico de Ponte, dando também a conhecer o nome da nossa Vila a nível nacional, desta vez, através do universo escolar.

A nossa escultura reúne em si todas as turmas da EB 2,3 Arqueólogo Mário Cardoso de Ponte, que estão representadas com símbolos gravados (alfabeto fenício) no monumento, a par das palavras “Ediscere, Scire, Agere, Vincere” (Estudar ou Aprender, Saber, Agir e Vencer).

O Obelisco é um monumento comemorativo, típico do Antigo Egipto, constituído, de um pilar de pedra em forma quadrangular alongada e sutil, que se afunila ligeiramente em direção à sua parte mais alta, normalmente decorado com inscrições hieroglíficas gravadas nos quatro lados, terminado com ponta piramidal.