Loja Social de Ponte – 09/01/2018

A Loja Social de Ponte, celebrou no passado dia 9 de janeiro, mais um ano de vida. 4 anos passaram, 4 anos de muito trabalho, 4 anos de sentimento de dever cumprido! No âmbito dessa comemoração, Sérgio Castro Rocha, Presidente da Junta de Freguesia de Ponte, destacou a abrangência deste projeto e aproveitou a oportunidade para agradecer a todos quantos têm colaborado com a Loja Social, garantindo a sua continuidade, possibilitando a sua evolução e permitindo, por via disso, dar resposta a muitas das situações de carência. Expressou ainda palavras de profundo reconhecimento aos voluntários que asseguram, de forma desinteressada, o funcionamento da Loja Social e deixou o repto a que mais voluntários se juntem a esta causa. A todos os que contribuíram e que continuam a contribuir para que assim seja, um agradecimento do tamanho do Mundo!!!!! Também pelos mais desfavorecidos … Ponte não pára!!!

Loja Social de Ponte – 09/01/2017

A nossa Loja Social celebrou no passado dia 09 de janeiro mais um ano de vida, com muito trabalho, dedicação, alegria e generosidade de uma equipa fantástica que ajuda a dar o seu melhor e servir bem quem mais precisa. No âmbito dessa comemoração, a Loja Social de Ponte decidiu atribuir ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, o título de embaixador nobre da vila de Ponte, pelos feitos notáveis nas mais diversas áreas da Vila de Ponte que promovem o bem comum, pelo que é incontornavelmente uma figura meritória da atribuição deste reconhecimento. A toda a equipa da Loja Social, reiteramos o nosso muito obrigado por todo o vosso esforço e empenho ao longo destes últimos 3 anos. Muitos parabéns! Ponte não pára!!!!

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Objetivos

A Loja Social visa combater a pobreza e a exclusão social, promovendo a melhoria das condições de vida dos cidadãos em situação socialmente mais vulnerável:

a) Intervindo junto da comunidade, dinamizando um movimento de solidariedade coletiva que estimule a doação e recolha de bens e a sua redistribuição;

b) Envolvendo os parceiros da Junta de Freguesia, de acordo com os princípios da subsidiariedade, articulação e participação que lhe estão subjacentes.

Neste sentido, e com o intuito de contribuir para o bem-estar da população e apoiar a proteção e inclusão social, a Junta de Freguesia de Ponte criou o Gabinete de Atendimento Social que dispõe de atendimento personalizado aos indivíduos, disponibiliza informação, aconselhamento, acompanhamento e encaminhamento gratuito para efeitos de superação das vulnerabilidades, bem como a realização de visitas domiciliárias para aferir das reais necessidades e dos problemas das famílias.

Estrutura e destinatários

Estrutura

1 – A organização, coordenação e funcionamento da Loja Social cabem ao departamento de Ação Social da Junta de Freguesia de Ponte.

2 – Para o seu funcionamento, recorrerá à colaboração de trabalho voluntário.

A quem se destina?

Pessoas que se encontrem numa situação de comprovada carência social e económica, residentes na Vila de Ponte.

Tipo de Bens

TIPO DE BENS:

A Loja Social da Freguesia de Ponte recebe bens, que devem obedecer a critérios de utilidade para os fins a que se destinam, nomeadamente:

a) Têxteis/Vestuário (atoalhados, cobertores, lençóis, edredões, roupas de bebé, criança e adulto);

b) Brinquedos, material escolar, didáctico e lúdico;

c) Acessórios, calçado (cintos, sapatos e outros);

d) Pequenos electrodomésticos ou outro mobiliário;

e) Bens alimentares (pontualmente)

e) Pagamentos (Luz, água, Gás, etc.)

E ainda, quaisquer outros bens oferecidos, compatíveis com os fins da Loja Social e as suas condições logísticas operacionais e que se encontrem em boas condições de conservação, qualidade e apresentação para serem reutilizados.

Local e horário de entrega
  • Gabinete de Atendimento Social na sede da Junta de Freguesia de Ponte, mormente na Rua Reitor Joaquim Francisco Ribeiro, nº 596, Ponte, Guimarães (Antigas instalações da Escola EB1 Igreja);
    • 3ª: 18h30 às 20h00.
  • Loja Social da Vila de Ponte;
    • 3ª: 18h30 às 20h00;
    • 4ª: 18h30 às 20h00.

 

 

 

 

Procedimentos

Podem usufruir do apoio social, os moradores recenseados na Vila de Ponte, através de preenchimento de formulário próprio (online ou na Junta de Freguesia de Ponte), ao qual deve anexar cópias dos seguintes documentos:

  • Cartão de Cidadão ou do Bilhete de Identidade, nº de contribuinte, nº segurança social e nº de beneficiário do agregado;
  • Atestado da Junta de Freguesia onde conste a composição do agregado (pode ser requerido online, através do formulário disponível no balcão virtual);
  • Declaração médica comprovativa do tipo de grau de incapacidade do(s) membro(s) do agregado familiar (quando aplicável);
  • Declaração emitida pelo estabelecimento de ensino competente comprovativa da frequência escolar dos membros do agregado familiar com idade superior a 18 anos (quando aplicável);
  • Última declaração de IRS apresentada ou Certidão de isenção emitida pelo Serviço de Finanças);
  • Documentos comprovativos de rendimentos do agregado e/ou situação de desemprego;
  • Documentos comprovativos de despesas do agregado familiar (renda, luz, água, gás, saúde, mensalidades, entre outras consideradas relevantes);
  • Outros documentos que entenda necessários afim de atestar a situação de necessidade.

Estes documentos devem ser apresentados semestralmente, sempre que haja alterações ou quando solicitados pela Junta de Freguesia de Ponte.

SOLIDARIEDADE | Natal, tempo de paz e de reflexão. Tempo de reunir a família, de apelar à solidariedade e à fraternidade. Tempo de coragem, para esquecer, por breves momentos, as dificuldades, olhando para os valores e dando valor às coisas que realmente importam. Pese embora os tempos particularmente difíceis que atravessamos, a Junta de Freguesia de Ponte, através da sua Loja Social, não esquece a sua vocação social. Nesse sentido, iremos distribuir largas dezenas de Cabazes de Natal, com o objetivo de proporcionar às famílias mais carentes de Ponte uma Ceia de Natal mais condigna. A nossa missão visa contribuir, diariamente e de forma positiva, para melhorar o quotidiano dos concidadãos de Ponte, contando sempre com o prestimoso auxílio de todos. Da minha parte, tudo farei para estar à altura de tão nobre propósito. A ambição é grande, mas tal como disse um dia o poeta “A ambição é o maior estímulo humano. É com ele que se edifica”. Aproveito esta via para, nesta quadra natalícia, transmitir a todos os cidadãos uma mensagem de esperança e de confiança no futuro, formulando os votos sinceros de um Santo e Feliz Natal e um tão próspero quanto possível ano de 2017.

O Presidente da Junta de Freguesia de Ponte

Dr. Sérgio Castro Rocha