MENSAGEM DE NATAL DO PRESIDENTE DA CÂMARA DOMINGOS BRAGANÇA AOS HABITANTES DE PONTE

Caros Pontenses,
O Natal deste ano de 2020 é marcado indelevelmente pela pandemia, que nos trouxe tanta incerteza às nossas vidas. Contudo, especialmente nesta celebração da família e da amizade, emerge a nossa imensa generosidade de estarmos atentos às necessidades dos que mais precisam. Ouvimos e vemos os sinais de quem passa dificuldades. Discretamente e generosamente, na força coletiva da nossa comunidade, prestamos todo o apoio necessário para que o “Feliz Natal” seja para todos.
Para mim, um dos valores fundamentais da vida humana é o respeito. Respeito pelo outro. E respeitar o outro é estar atento às suas necessidades. Em Ponte, a Loja Social tem feito um trabalho tão dedicado e meritório no atender atento a quem precisa, através de ações e iniciativas de apoio, realizadas com discrição, um ombro amigo, recato e disponibilidade.
Em todos os Vimaranenses, reside o sentimento de pertença e de ajuda mútua. Queremos, por isso, continuar o caminho do progresso e tudo o que ele significa para um concelho melhor, mais capaz e mais preparado para os desafios que se colocam, mesmo em período de pandemia, que condiciona e que a todos nos inquieta pelos tempos de incerteza que proporciona.
O lema que temos na nossa mente é o de “Ponte não para!”. E assim é. Mas há obras estruturantes que são menos visíveis na fase de projeto e de autorizações das diversas entidades, como são as seguintes situações:
– A nova rotunda do Parque Industrial, de ligação estruturante ao AvePark, e a requalificação do Parque Industrial. Estão em concurso para a obra;
– A Avenida Tojais/Igreja encontra-se na fase de projeto e especialidades.
– A Vila Desportiva de Ponte está a ser desenvolvida num âmbito mais ambicioso do que foi inicialmente apresentado, integrando outras dimensões desportivas, não pondo em causa os apoios dados para a recente requalificação dos Campos de Jogos do Clube Desportivo de Ponte e do Clube Operário de Campelos.
– Viver em pandemia obriga a refletirmos quanto ao mundo que queremos para nós e para as gerações que nos sucedem: para os nossos filhos e para os filhos dos nossos filhos. Desta reflexão resulta a necessidade de um desenvolvimento sustentável, a proteção do nosso património natural e o de vivermos em harmonia com a natureza. Bons exemplos deste cuidar da natureza é o que está a ser feito em Ponte: o percurso da Ecovia do Ave e a ampliação do Parque de Lazer da Ínsua até à Praia Seca.
A ambição, da sustentabilidade ambiental, da educação para todos, formal e informal, do crescimento enquanto cidadãos a nível cultural e de cidadania ativa, da solidariedade e disponibilidade, do conhecimento e da ciência, são o nosso caminho coletivo que no próprio percurso nos dará bem estar e felicidade.
Natal é também um tempo de esperança num mundo melhor. Nesta época, o Centro Cívico de Ponte, com a sua árvore natalícia iluminada, transmite e reforça esse sentimento. Se o apoio de um parque de estacionamento é fundamental, a requalificação do edifício sede da Junta de Freguesia está já em curso. A confiança no devir transporta-nos, pois, para o futuro enquanto caminho de sucesso e enquanto reduto de pessoas felizes, pois Guimarães somos todos nós.
Um Santo e Feliz Natal e um Bom Ano de 2021!
Domingos Bragança
Presidente da Câmara Municipal de Guimarães